São mais de 15 mil metros quadrados de área construída, com um mezanino para o setor administrativo, laje técnica e aproximadamente 11 mil m² de estacionamento.
Desafios da construção do Assaí em Petrópolis
A construção do Assaí em Petrópolis foi desafiadora por conta da declividade da região e existência de uma rede de alta tensão que cortava o terreno. Como o projeto previa pilares de mais de 20 metros de altura, foi necessário grande esforço de logística para realizar o corte e aterro com a execução de diversos tipos de contenção, entre cortina de estacas, hélices contínuas, contenções metálicas, muro de gabião e de arrimo.
O terreno irregular também continha um córrego, que foi canalizado. A equipe da Telmec executou três tipos de fundações: estaca hélice contínua, estaca raiz e tubulão.
A obra durou 270 dias, desde a demolição da antiga fábrica, preparação do terreno até o levantamento de toda a estrutura e execução dos acabamentos, incluindo a cobertura metálica e os fechamentos laterais em isotelhas.
O estacionamento foi executado totalmente em estrutura metálica, com 420 vagas à disposição dos clientes. Já a loja e a área administrativa foram construídas com o emprego de painéis, lajes e pilares pré-moldados em concreto. Além disso, a construção conta com uma estação de tratamento de esgoto, duas caixas de retardos com capacidade para cerca de 280 m³ e um reservatório de água de 800 m³.
* Consultoria para o texto: Engenheiro Lucas Fleury