telmec-engenharia-logomarca

Blog

Retrofit: conceito que vai muito além da reforma

Você sabe o que é retrofit? Explicamos o conceito, que vai muito além de uma simples reforma

Uma de nossas principais atuações é a reforma de grandes espaços. Cada obra entregue é a certeza da transformação e de dar nova vida a um local subaproveitado. O conceito de engenharia civil e de arquitetura “retrofit” tem tudo a ver com isso, mas vai além. Continue lendo para entender. 

O que é retrofit?

O conceito, bastante explorado na Europa e nos Estados Unidos, se refere a dar uso, modernidade e tecnologia aos prédios históricos e antigos. Como boa parte deles não pode ser derrubado, nem alterado esteticamente, os projetos buscam encontrar soluções que os coloquem novamente à disposição da sociedade. 

Ao aplicar o retrofit, os projetos aumentam a segurança do espaço e devolvem a utilidade a eles. E o melhor: com um gasto, geralmente, mais baixo do que seria dispendido em um projeto com demolição e construção. 

O que considerar em projetos retrofit? 

Primeiramente, a viabilidade de reforma do lugar. Nem todo prédio antigo é histórico, logo, não é necessário preservar as características arquitetônicas do local. Mas se for, é importante ser criativo para dar o tom moderno à arquitetura histórica. 

Segurança é palavra essencial em projetos retrofit: é preciso avaliar as estruturas do espaço, fazer ajustes (ou até mesmo refazer) componentes elétricos, estruturais, de circulação, para proteção a incêndio e também de acessibilidade. 

LEIA TAMBÉM: Desafios do reforço estrutural: conheça as três soluções utilizadas pela Telmec em 2022

Além disso, há também a necessidade de repaginar o espaço externo e interno: fachadas, paredes, pisos. Se for necessário, reforçá-los também para se adequarem ao novo uso. 

E, por fim, a modernização: adequação de cabeamento para internet, instalação de elevadores e de pontos de ar-condicionado, por exemplo. 

Vantagens dos projetos retrofit

Exemplos de retrofit no Brasil

Pinacoteca de São Paulo

(Foto: Divulgação/Pinacoteca SP)

Castelo do Batel em Curitiba

(Foto: Divulgação/Castelo do Batel)

Edifício Galeria no Rio de Janeiro

(Foto: Diário do Rio)