Em alguns casos de reformas que a Telmec vem realizando para o mercado de atacarejo, é necessário reforçar tanto as fundações quanto as estruturas do prédio para que ele aguente a carga maior do peso das mercadorias e possa ser utilizado para um novo projeto com toda a segurança.
Reforço de fundação x reforço estrutural
De uma maneira simplificada, uma obra de reforço de fundação é realizada na porção que fica abaixo do piso e uma de reforço estrutural, na porção que fica acima do nível do piso. Ambas são intervenções em obras já existentes, realizadas para corrigir uma falha original ou para aumentar a capacidade de carga.
Existem diferentes técnicas para reforço e recuperação de fundações. Na obra de Niterói Ponte, o reforço de fundação está sendo executado com uma solução inovadora. O método escolhido é realizado por meio de uma perfuração no solo com máquinas de estaca raiz a 12 metros de profundidade, com injeção de calda de cimento através de tubos com válvulas manchete para melhorar a coesão e, consequentemente, a capacidade de carga do solo. Diante disso, há um aumento do atrito lateral das estacas existentes e a sua sustentação de ponta.
Por que o reforço de fundação é inovador?
Trata-se de um método inovador como uma excelente alternativa a outras soluções de reforço, como estacas raiz, Expander Body ou até mesmo a cravação de novas estacas. A praticidade e rapidez do reforço de fundação garante maior velocidade, com a mesma segurança nos processos das obras.
Na obra de Niterói Ponte, o desafio extra é aplicar este procedimento em uma garagem coberta, com limitação de altura por conta do teto. No entanto, a Telmec conta com as máquinas adequadas e mão-de-obra qualificada para que a iniciativa seja um sucesso.
Consultoria técnica: Eng. Eduardo Garrido