Blog

Raio-x de obra: saiba os detalhes da reforma em mercado atacadista em Ceilândia

A câmara fria foi um dos desafios ao reestruturar o espaço do Antigo Extra para abrigar o novo Assaí Atacadista

Em 2021, o Assaí Atacadista comprou mais de 70 lojas da rede Extra de hipermercados – um investimento de R$ 5,2 bilhões, que gerará muitos empregos diretos e indiretos. A empresa escolheu a Telmec para reformar muitas destas unidades e a obra de Ceilândia, no Distrito Federal, é a primeira delas a inaugurar. 

Confira os detalhes desta reforma em mercado atacadista. 

Reforma em mercado atacadista em Ceilândia

O mercado atacadista Assaí de Ceilândia é uma grande loja térrea. O espaço conta com 11 mil metros quadrados de área construída e mais 540 vagas de estacionamento à disposição dos clientes. 

Assaí Atacadista de Ceilândia conta com amplo estacionamento e diversas facilidades para os clientes

Entre as principais atuações da Telmec nesta reforma do Assaí Atacadista em Ceilândia, tivemos: revitalização da estrutura metálica por completo, execução de piso industrial sobre o piso já existente no espaço e escavação para realização de drenagem da câmara fria. 

Desafios e técnicas para reforma em mercado atacadista

Estrutura metálica

Estrutura metálica antes da reforma no Assaí Atacadista Ceilândia

A cobertura metálica do espaço passou por uma revitalização. No início do projeto, foram identificados vazamentos no local. Além da limpeza e pintura, também foi aplicada manta asfáltica e selante poliuretano nos pontos necessários. 

Estrutura metálica depois da reforma no Assaí Atacadista Ceilândia

A equipe realizou reparo e pintura em face felts (manta termoacústica no teto dos espaços). Esse é um trabalho que tem por objetivo garantir a segurança e estética do espaço. 

Piso industrial

Piso industrial antes da reforma no Assaí Atacadista Ceilândia

O piso industrial existente no espaço englobava: salão de vendas, depósito, doca e câmara fria. No local, foi implementado um piso industrial de 12 cm de espessura com fibra sintética estrutural. Essa técnica implantada reduz o tempo de execução e o custo, por não precisar demolir totalmente o piso já existente no local. No entanto, a mesma técnica não pode ser usada na câmara fria. 

Piso industrial depois da reforma no Assaí Atacadista Ceilândia

Câmara fria

Câmara fria antes da reforma no Assaí Atacadista Ceilândia

Devido ao tempo de existência da estrutura metálica, percebeu-se que ela não sustentaria as cargas auxiliares da câmara fria. Por esse motivo, foi preciso construir uma estrutura auxiliar metálica invertida na câmara fria – que foi fixada no piso industrial, com 35 pilares e 42 vigas. 

Câmara fria depois da reforma no Assaí Atacadista Ceilândia

LEIA TAMBÉM: As características de construção de câmaras frias

Neste espaço especificamente (de 1,2 mil metros quadrados) foi preciso fazer a demolição do piso atual e a escavação de 1,15 metros de profundidade para concretização da drenagem e sistema de isolamento térmico. 

Logística

O Assaí Atacadista de Ceilândia continuou funcionando normalmente durante os quatro meses de obra. Por isso, nossa equipe precisou se reorganizar para conciliar a obra com a entrada e saída de clientes.

Raio-x de obra: números do Assaí Atacadista Ceilândia

Tempo de entrega: 131 dias

Área do terreno: 37.642 m²

Área de cobertura: 11.341,28 m²

Número de peças metálicas: 35 pilares e 42 vigas

Piso interno: 9.672 m²

Piso externo: 13.415 m²

Vagas de estacionamento para clientes: 574

*Consultoria para o texto: Engenheiro Nathan Caluete