Um projeto entregue com 138 dias de obra já é considerado bem ágil. Mas, se esse mesmo projeto tiver contado com a demolição de estruturas antigas que equivalem a mais de 26 mil metros cúbicos de bota-fora, o fator agilidade passa a ser ainda mais interessante. Este foi um dos desafios da obra do Assaí Tribobó, uma das duas unidades da rede entregues em poucas semanas pela Telmec na cidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro.
A loja conta com 15 mil metros de área construída e mais de 15 mil metros quadrados de estacionamento, com 520 vagas para veículos. Tudo isso realizado em pouco mais de quatro meses de trabalho.
“Uma obra realizada no tempo que era preciso, com o Natal no meio, entregue limpa e com a nossa qualidade de sempre”, afirmou o diretor-geral da Telmec, Renato Pupo, durante a inauguração.
Antes de se tornar uma unidade da rede Assaí Atacadista, o local abrigava vários galpões que foram totalmente demolidos. Depois da etapa de bota-fora, a terraplanagem da área de mais de 36 mil metros quadrados foi desafiadora.
Estrutura metálica do Assaí Tribobó chama a atenção
O projeto, como a maioria dos executados pela Telmec, foi planejado com estrutura mista de concreto pré-moldado e estruturas metálicas. Um diferencial de Tribobó é a utilização de pilares fabricados em aço na região do setor administrativo (uma vez que, diferentemente de outras lojas, o administrativo se posiciona no térreo) e pilares de concreto nos demais módulos da estrutura.
Números da obra – Assaí Tribobó
- Área total do terreno: 36.950 m²
- Área total coberta: 15.190 m²
- Estacionamento: 15.200 m² / 520 vagas
- Volume de bota-fora: 26.240 m³
- Nº de estacas de fundação: 158 estacas
- Área de estrutura metálica: 14.850 m²
- Peso total de estrutura metálica: 350.000 kg
- Extensão total do piso: 27.265 m²
- Área construída: 15.215 m²
- Nº de peças metálicas: 28.745 peças
- Nº de pré-moldados: 245 peças
- Nº de dias em obra: 138 dias
* Consultoria para o texto: Engenheiro Nathan Caluete.