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Pós-venda, um cuidado a mais com os clientes

Um bom pós-venda aumenta as chances de satisfação do cliente, veja como aplicar em sua empresa

Ninguém gosta de ficar a ver navios quando compra um produto ou contrata um serviço. Isso gera insegurança e aumenta as chances de reclamações sobre as empresas. Por esse motivo, listamos algumas estratégias para você melhorar o pós-venda de sua empresa. Spoiler: dividimos uma de nossas estratégias. 

O que é pós-venda? 

O pós-venda é a estratégia para aprimorar a experiência do cliente após a efetivação da compra ou contratação de um serviço. O objetivo das ações é garantir a fidelização do cliente.

O bom pós-venda é essencial, afinal, de acordo com análise do grande teórico do marketing Philip Kotler, fidelizar um cliente custa até sete vezes menos do que conquistá-lo

Um cliente fiel pode trazer à empresa um dos melhores feedbacks: a etapa de evangelização, em que ele não só volta a comprar, como também passa a indicar os produtos ou serviços. 

E, agora que você já entende a importância de um bom pós-venda, indicaremos algumas estratégias para facilitar esta ação em sua empresa. 

5 estratégias de pós-venda para aplicar agora

1) Suporte ao cliente

Ter canais eficientes para receber os retornos dos clientes é fundamental. A resposta deve ser rápida, personalizada e adequada ao tom usado pelo cliente no momento do contato. 

2) Conexão

Após a finalização do serviço ou da compra, a marca precisa manter o contato com o cliente para que ele se lembre dela. Isso pode ser feito de forma virtual, como por exemplo: lembrar ao cliente que sempre compra vinhos sobre a promoção do produto. Ou pessoalmente, como por exemplo: deixar um recadinho junto à compra ou entregar um brinde ao terminar o serviço.

A ideia é manter o relacionamento e aproximar a conexão com o cliente. 

3) Centralização

Aqui na Telmec, uma das estratégias que mais aplicamos é a centralização da comunicação. Sabemos que é incômodo para nossos clientes precisar ligar para duas, três pessoas, para resolver uma pendência. 

Por isso, nossa comunicação é centralizada, assim como os nossos serviços. Somos responsáveis por cada etapa das obras que realizamos e isso é motivo de orgulho. 

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4) Recomendação

Motivar que o cliente recomende os serviços realmente faz com que ele divida as experiências sobre a marca. Isso pode ser feito por meio do oferecimento de descontos, de upgrades nos serviços ou até mesmo de produtos ou serviços grátis. 

5) Atenção

Um pós-venda bem organizado permite até mesmo que as empresas maiores saibam quanto e como consomem cada um de seus clientes. Se essa área estiver bem estruturada, é possível enviar recados, vouchers de desconto ou presentes em momentos especiais para o cliente.