Ninguém gosta de ficar a ver navios quando compra um produto ou contrata um serviço. Isso gera insegurança e aumenta as chances de reclamações sobre as empresas. Por esse motivo, listamos algumas estratégias para você melhorar o pós-venda de sua empresa. Spoiler: dividimos uma de nossas estratégias.
O que é pós-venda?
O pós-venda é a estratégia para aprimorar a experiência do cliente após a efetivação da compra ou contratação de um serviço. O objetivo das ações é garantir a fidelização do cliente.
O bom pós-venda é essencial, afinal, de acordo com análise do grande teórico do marketing Philip Kotler, fidelizar um cliente custa até sete vezes menos do que conquistá-lo.
Um cliente fiel pode trazer à empresa um dos melhores feedbacks: a etapa de evangelização, em que ele não só volta a comprar, como também passa a indicar os produtos ou serviços.
E, agora que você já entende a importância de um bom pós-venda, indicaremos algumas estratégias para facilitar esta ação em sua empresa.
5 estratégias de pós-venda para aplicar agora
1) Suporte ao cliente
Ter canais eficientes para receber os retornos dos clientes é fundamental. A resposta deve ser rápida, personalizada e adequada ao tom usado pelo cliente no momento do contato.
2) Conexão
Após a finalização do serviço ou da compra, a marca precisa manter o contato com o cliente para que ele se lembre dela. Isso pode ser feito de forma virtual, como por exemplo: lembrar ao cliente que sempre compra vinhos sobre a promoção do produto. Ou pessoalmente, como por exemplo: deixar um recadinho junto à compra ou entregar um brinde ao terminar o serviço.
A ideia é manter o relacionamento e aproximar a conexão com o cliente.
3) Centralização
Aqui na Telmec, uma das estratégias que mais aplicamos é a centralização da comunicação. Sabemos que é incômodo para nossos clientes precisar ligar para duas, três pessoas, para resolver uma pendência.
Por isso, nossa comunicação é centralizada, assim como os nossos serviços. Somos responsáveis por cada etapa das obras que realizamos e isso é motivo de orgulho.
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4) Recomendação
Motivar que o cliente recomende os serviços realmente faz com que ele divida as experiências sobre a marca. Isso pode ser feito por meio do oferecimento de descontos, de upgrades nos serviços ou até mesmo de produtos ou serviços grátis.
5) Atenção
Um pós-venda bem organizado permite até mesmo que as empresas maiores saibam quanto e como consomem cada um de seus clientes. Se essa área estiver bem estruturada, é possível enviar recados, vouchers de desconto ou presentes em momentos especiais para o cliente.