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Obras aeroportuárias: a complexidade de construir em um ambiente dinâmico

As obras aeroportuárias se destacam pela complexidade e pelos desafios diários. A combinação de infraestrutura específica, operações contínuas e rigorosas normas de segurança exige um planejamento detalhado.

As obras aeroportuárias se destacam pela complexidade e pelos desafios diários. A combinação de infraestrutura específica, operações contínuas e rigorosas normas de segurança exige um planejamento detalhado. A Telmec, com a experiência de executar obras nos principais aeroportos em operação do Brasil – Guarulhos, Viracopos, Congonhas e Juscelino Kubitschek – traça um panorama das particularidades desse tipo de empreendimento.


Construir em um ambiente dinâmico

A principal diferença entre construir um novo aeroporto e realizar uma obra em um aeroporto em operação é a necessidade de garantir a continuidade das operações aéreas. Isso exige um planejamento ainda mais detalhado e medidas de segurança reforçadas.

Luiz Mandello, diretor de Engenharia da Telmec, detalha como é dividido um terminal: “o aeroporto é dividido em lado terra e lado ar. Lado terra é tudo que fica antes do raio-x. E tudo que você passa para o lado pós-raio-x se chama lado ar. O lado ar tem a complexidade de controle no cuidado com embarque e desembarque de pessoas”.

Por isso, a logística é um fator crítico, com a definição de rotas de acesso, áreas de armazenamento e horários de trabalho que minimizem o impacto sobre as operações.

Desafios Logísticos e Operacionais

A logística em obras aeroportuárias é um quebra-cabeça complexo. A movimentação de materiais, a coordenação de equipes e a necessidade de trabalhar em horários alternativos são alguns dos desafios.


Tem que ter uma logística muito bem afinada, porque o próprio trânsito de mercadoria para dentro da área AR passa por inspeção. É preciso agendar horário específico para entrar com carrinho de concreto ou de cimento e tem que estar ali na hora certa para ser acompanhado pelo comboio até o local de aplicação. Então, você tem horários restritos de trabalho”, detalha Mandello.


Segurança em Primeiro Lugar

A segurança é um dos pilares de qualquer obra, mas em aeroportos ela se torna ainda mais crítica. A presença de passageiros, funcionários e a infraestrutura sensível exigem medidas rigorosas. “Por isso, são realizados vários treinamentos para a equipe da obra conseguir ter uma liberação de trabalho. Depois de todos os treinamentos, é feita uma visita em campo, em que eles explicam todo o fluxo da aeronave e como tudo funciona”, explica Mandello.

As medidas de segurança em obras aeroportuárias são rigorosas e abrangem diversos aspectos, como:

Adaptação e Flexibilidade

A adaptação do projeto original às condições encontradas no aeroporto é uma prática comum. Para isso, é fundamental realizar um levantamento detalhado das condições existentes e elaborar um projeto executivo que contemple as alterações necessárias. A equipe de engenharia deve estar preparada para tomar decisões rápidas e flexíveis, sempre priorizando a segurança e a qualidade.


Tecnologia a serviço da construção

A tecnologia desempenha um papel indispensável na otimização dos processos construtivos em aeroportos. O BIM (Building Information Modeling) permite a criação de modelos virtuais tridimensionais da obra, o que facilita a visualização e a coordenação das ações. Já os softwares de gestão auxiliam no controle de custos e no acompanhamento do cronograma.


Experiência Telmec 

A Telmec oferece soluções completas para a construção e reforma de aeroportos, com uma equipe altamente qualificada. Nossa experiência em projetos complexos nos permite oferecer soluções personalizadas e eficientes, para garantir a entrega de projetos de alta qualidade dentro do prazo e do orçamento previstos.

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