A Telmec está inovando com a utilização de barras de transferência de piso feitas com vergalhões de fibra de vidro. Essa tecnologia, que substitui as tradicionais barras de aço, já está sendo experimentada em obras como a do Assaí Atacadista de Santa Cruz e vai trazer um impacto significativo no mercado da construção civil.
O que são as barras de fibra de vidro?
Segundo Luiz Mandello, Diretor de Engenharia da Telmec, “nada mais é que uma barra feita de filamentos de vidro com resina de poliéster”. Essa composição proporciona uma série de vantagens em relação ao aço, como:
- Leveza: seis vezes mais leves que as barras de aço, facilitando o transporte e a instalação
- Resistência: apresentam maior resistência à tração, suportando até três vezes mais força que o aço
- Isolante: não conduzem carga térmica e elétrica, sendo ideais para diversas aplicações
Benefícios para a construção civil
A utilização das barras de fibra de vidro traz benefícios para a construção civil, como a redução de custos e agilidade. Apesar do material não ser mais barato que o aço, a maior resistência permite a redução da quantidade de material utilizada. “Na hora de um cálculo estrutural, você extrai todas as vantagens do material. Se ele resiste três vezes mais a tração, você poderia reduzir a quantidade. A conta não é direta, mas dado o benefício vale a pena”, explica Mandello.
A experiência da Telmec com a nova tecnologia
A empresa já observou resultados positivos na utilização das barras em pisos, onde a leveza e a resistência foram os principais benefícios. O próximo passo é explorar o uso das barras em estruturas, aproveitando ao máximo a capacidade de resistir à tração. “Para piso, a gente já vai usar as barras de fibra de vidro como padrão, a próxima evolução é usar para estrutura, incorporada ao concreto para tirar o benefício da resistência à tração”, prevê o diretor de Engenharia da Telmec.
Quer saber mais sobre as soluções da Telmec para a sua obra? Entre em contato conosco!