Estruturas mistas é um tipo de sistema usado na construção civil em que materiais diferentes, como concreto, aço e madeira, são combinados. A ideia é agregar as vantagens de cada um no mesmo projeto e, dessa forma, otimizar o desempenho estrutural com construções mais inovadoras, eficientes e sustentáveis. Neste post, entenda o porquê essas combinações podem fazer toda a diferença em uma obra.
Estruturas mistas e seus benefícios
O uso de estruturas mistas proporciona flexibilidade ao design, permitindo a criação de edifícios com formas geométricas mais complexas. E isso é um ponto muito positivo, já que os projetos arquitetônicos contemporâneos têm exigido traços estéticos modernos, mas também funcionais.
Essa abordagem oferece ainda uma relação custo-benefício superior em boa parte dos casos, já que reduz os custos de construção e os prazos de entrega.
Não podemos deixar de citar a capacidade das estruturas mistas de resistir às variadas cargas e condições ambientais. A combinação de itens com propriedades complementares – a alta resistência à tração do aço e a durabilidade do concreto, por exemplo – converte-se em construções mais seguras e duráveis, capazes de suportar ventanias, ciclones e outras eventualidades.
Além das vantagens técnicas e econômicas, esse tipo de sistema também contribui significativamente para a redução do impacto ambiental da construção civil. E esse é propósito em alta no setor! A eficiência no uso de materiais reduz o desperdício durante a obra e pode contribuir para a diminuição das emissões de carbono ao longo do ciclo de vida do edifício. Sem contar que muitos itens utilizados em estruturas mistas podem ser reciclados, promovendo, assim, a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.
Aqui na Telmec, entendemos que as estruturas mistas representam uma tendência promissora que combina inovação, eficiência e sustentabilidade construção civil. Aproveitando as características individuais de cada material, é possível construir edifícios mais seguros, duráveis e esteticamente atraentes, ao mesmo tempo em que contribuem para a redução do impacto ambiental da construção.