
Construir, reformar, solucionar, transformar, RESOLVER. Esses são alguns dos pilares da engenharia civil e são os verbos que movem a Telmec. Nos últimos cinco meses, estivemos envolvidos em um tipo diferenciado de obra: a reforma do antigo Shopping Conviva na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, para receber uma nova unidade do Assaí Atacadista.

Transformação do Shopping Conviva em Assaí Atacadista
O novo Assaí Atacadista, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, tem um terreno de quase 30 mil metros quadrados. A obra imponente é fruto do trabalho da Telmec para reformar e encontrar as melhores soluções que dessem conta de transformar o antigo Shopping Conviva em um Assaí Atacadista.
Nos 160 dias de obra, os principais destaques em nossa atuação foram os reforços na fundação e em toda a estrutura existente – pilares, vigas e lajes – para atender as demandas exigidas na dinâmica de um grande atacadista. Isso porque as necessidades estruturais de um shopping são bem diferentes das de um atacado: quando falamos da capacidade de carga, por exemplo, foi necessário triplicar o valor existente da antiga estrutura, chegando à três toneladas por metro quadrado.

Raio-x da obra: as soluções técnicas do Assaí Barra da Tijuca
A primeira etapa foi a fundação: nela, foi necessário fazer furos nas sapatas existentes para possibilitar a execução das estacas com a implantação do expander body, em um total de 332 estacas. Em seguida, foram realizados reforços das vigas e lajes. Para que o impacto fosse mínimo no pé direito, considerando que 90% da área construída recebeu reforços estruturais, optamos pela solução do concreto protendido. E, para finalizar a etapa de reforço, foi necessário aumentar a seção de 73 pilares.
Outro diferencial para a transformação do Shopping Conviva em Assaí Atacadista foi o uso de Alumínio Composto (ACM) em toda a fachada principal. Neste cenário, há uma faixa amarela iluminada e em alto relevo – a primeira loja Assaí Atacadista que conta com essas características. Na maioria das construções de grandes espaços do setor de atacados, a escolha é pela tradicional telha trapezoidal.
E, como já era esperado, essa obra contou com grandes números de materiais utilizados e de estruturas criadas. Foram usados cerca de 4 mil metros cúbicos de concreto com microssílica e 100 toneladas de aço CA 50 para reforço estrutural da loja. Em relação aos pisos de concreto, foram feitos 27 mil metros quadrados entre loja e estacionamentos, que contam com 560 vagas.
Outro ponto que vale a pena destacar é que, como a câmara fria de 1,6 mil metros quadrados foi construída em laje, a Telmec optou pela utilização de resistências sob o piso.
Números da obra:
- Obra concluída em 160 dias
- Área total do terreno: 29.885 m²
- Área total coberta: 24.730 m²
- Número de estacas de reforço para fundação: 332
- Metros lineares de vigas reforçadas: 1.500 m
- Aço CA 50: 100 toneladas
- Cordoalhas CP 190 12,7 mm: 69 toneladas
- Concreto com microssílica para reforço estrutural: 4.000 m³
- Concreto piso: 3.500 m³
- Forma de madeira: 13.000 m²
* Consultoria para o texto: Eng. Lucas Fleury.