Blog

Como reduzir o custo da construção com o uso de estruturas mistas

A busca por eficiência econômica na construção civil é uma constante. Uma das abordagens mais eficazes para otimizar os custos é o uso de estruturas mistas. 

A busca por eficiência econômica na construção civil é uma constante. Uma das abordagens mais eficazes para otimizar os custos é o uso de estruturas mistas. 

Essas estruturas combinam diferentes materiais, como aço e concreto, aproveitando as melhores características de cada um para melhorar o desempenho técnico e econômico do projeto. 

Neste artigo, veja como as estruturas mistas podem reduzir significativamente os custos de construção.

O tempo de obra é um dos principais fatores que afetam o orçamento. Estruturas mistas, por sua versatilidade, permitem uma execução mais rápida. O aço, por exemplo, pode ser pré-fabricado – o que reduz o tempo de montagem no canteiro de obras. Com menos tempo de construção, há diminuição nos custos com mão de obra, aluguel de equipamentos e manutenção de infraestrutura no local.

Ao unir aço e concreto, é possível usar cada material de forma mais eficiente. Enquanto o concreto se destaca por sua resistência à compressão, o aço é excelente em suportar tração e flexão. Esse equilíbrio permite que se utilize menos material, mantendo ou até melhorando a capacidade estrutural da edificação, o que se reflete em menor custo com aquisição de insumos.

A pré-fabricação das partes em aço e o uso racional de concreto reduzem significativamente o volume de material transportado para o local da obra. Além disso, como muitas partes da estrutura chegam prontas para serem montadas, o custo com movimentação e montagem também é reduzido. Esse fator contribui para uma logística mais ágil e menos onerosa.

Estruturas mistas oferecem maior liberdade no design, permitindo criar projetos arquitetônicos mais ousados sem comprometer a segurança ou elevar os custos. Essa flexibilidade pode ser explorada para otimizar o espaço interno, o que elimina a necessidade de grandes vigas ou pilares que ocupam área útil. A consequência é o aumento no valor final do imóvel, com maior aproveitamento do terreno.

As estruturas mistas, por serem mais leves que as estruturas puramente de concreto, reduzem a necessidade de fundações profundas. Isso diminui tanto o custo de materiais, quanto o tempo de execução das fundações, que, normalmente, representa uma parcela significativa do orçamento de uma obra.

A utilização de estruturas mistas também pode contribuir para a sustentabilidade da obra, já que o aço é um material reciclável e o uso otimizado do concreto minimiza o impacto ambiental. Em alguns casos, projetos que seguem diretrizes de construção sustentável podem se beneficiar de incentivos fiscais. O resultado é mais economia no longo prazo.