Há duas principais formas de construir uma câmara fria: por aeração ou por resistência. Vamos falar sobre as diferenças entre elas e as vantagens da construção de câmera fria com resistência.
O que é uma câmara fria?
A câmara fria é um espaço para armazenar produtos que precisam ser conservados em baixa temperatura ou serem congelados. As câmaras frias podem ser refrigeradas entre 0°C e 18°C ou oferecer o processo de congelamento em temperatura abaixo de 0°C.
LEIA TAMBÉM: Conheça as características de construção de câmaras frias
Como é construída uma câmara fria por aeração?
Normalmente, as câmaras frias que estão no andar térreo dos empreendimentos são construídas sob o sistema de aeração. A estrutura da construção de câmara fria por aeração é assim:
- Piso de concreto em um ambiente de -20º C
- Placas de poliuretano de alta densidade, que ajudam a isolar termicamente o ambiente
- Camada de concreto estrutural, que é o piso da loja
- Colchão de brita com aproximadamente 80 cm que comporta todo o sistema de aeração e troca de ar
Esse colchão de brita, que faz parte da estrutura da câmara fria por aeração, conta com dutos perfurados que permitem a entrada, a saída, a comunicação e a troca do ar entre a câmara fria e o ambiente externo. Então, ainda que o ambiente externo esteja extremamente quente e a água da condensação chegue até a camada de concreto estrutural, ela vai escoar e se diluir no solo. Na câmara fria por aeração, a água não corre o risco de empoçar e danificar o ambiente externo.
Como é construída uma câmara fria de resistência?
Há casos em que as câmaras frias não estão no solo. Elas podem estar em um segundo piso, acima de garagens ou de açougues, por exemplo. Nesse caso, não há estrutura para construir o colchão de brita, que impede que a água escoe. Assim, é possível que o local empoce e até mesmo, cause vazamentos.
Quando esse risco é antecipado, a construção de câmara fria com resistência é recomendada. Neste método, o piso da câmara fria é aquecido. E aqui podemos comparar, de forma bem simplificada, ao que acontece com o copo térmico usado para refrigerante ou cerveja: no copo, a bebida é gelada, mas ao segurá-lo, você não tem a mesma sensação. Além disso, se fosse um copo normal, ele ficaria com as gotículas de água em volta. O mesmo acontece com o piso.
Na câmara fria com resistência, o piso se mantém com a mesma temperatura do ambiente (-20º), mas o método impede que o piso resfrie e condense a água que está no ar. Logo, os possíveis vazamentos são contidos.
Para a construção de câmara fria com resistência, são incluídos cabos alimentados eletricamente, que aquecem e evitam que a superfície em contato com o ar seja refrigerada e condense. Nas obras da Telmec, utilizamos o sistema da líder mundial da área, a marca dinamarquesa Danfoss. O objetivo não é aquecer o piso, mas sim conter a condensação do ar e evitar vazamentos no ambiente externo.
Vantagens da câmara fria de resistência
- Segurança: vazamentos podem causar danos permanentes à estrutura do empreendimento
- Agilidade: a construção não promove demolições, tornando-se mais limpa e mais rápida
- Custo: por não contar com demolições e por evitar danos futuros, o custo final em aplicar a câmara fria com resistência compensa o investimento
Câmara fria de resistência em obras da Telmec
A obra Assaí Atacadista de São Gonçalo – Centro, no Rio de Janeiro, contará com essa solução de engenharia para se manter mais segura e confortável.
Entre as obras Telmec já finalizadas, as do Assaí Atacadista em Tijuca-RJ e na Barra da Tijuca-RJ, também contam com a câmara fria com resistência.