telmec-engenharia-logomarca
telmec-engenharia-logomarca

Blog

Raio-x da Obra: Desafios de montagem na construção do Assaí de Campo Grande

Montagem simultânea de lajes e estruturas metálicas, além de etapas realizadas no mesmo dia, foram soluções encontradas pela equipe Telmec

Quando se fala em estruturas gigantes de metal, você consegue imaginar uma montagem feita no mesmo dia em que as peças chegam à obra? Foi a solução encontrada pela Telmec na construção do Assaí de Campo Grande, no Rio de Janeiro. No raio-x da obra, vamos explicar um pouco mais sobre esse processo e outros detalhes do empreendimento.

Assaí Atacadista em Campo Grande – RJ 

A loja comercial atacadista Assaí Campo Grande foi inaugurada em dezembro de 2020 com mais de 22 mil metros quadrados de área construída, incluindo mezanino para o setor administrativo, laje técnica e rampas que dão acesso à extensão do estacionamento térreo para o 2º pavimento, composto por 6.200 metros quadrados de lajes pré-moldadas. No total, são 400 vagas para veículos. 

Na área de vendas, cerca de 6 mil metros quadrados de extensão formam um amplo espaço para os clientes fazerem suas compras com conforto e comodidade. A edificação recebeu um reservatório de aproveitamento de águas pluviais de 175 metros cúbicos, além de uma estação de tratamento de esgoto. Os fechamentos laterais foram executados em isotelhas e estrutura de cobertura metálica de 16 mil metros quadrados.

Uma obra com desafios específicos de montagem

A construção da loja Assaí Campo Grande exigiu métodos construtivos específicos devido às características do projeto. Entre os desafios encontrados durante a execução da obra, destaca-se a montagem simultânea das estruturas pré-moldadas e da cobertura metálica, que precisou ser realizada alternando os vãos de montagem das lajes com os das treliças metálicas de sustentação da cobertura. Somente dessa forma foi possível movimentar os guindastes e muncks utilizados durante todo o processo, sem diminuir a produtividade das frentes de serviço.

Além disso, a parcela de ocupação do empreendimento em relação ao terreno fez com que não houvesse espaço suficiente para o armazenamento de estruturas, fator que exigiu que a montagem fosse ainda mais eficiente e rápida. A partir da programação realizada semanalmente, as peças que chegavam nas cargas eram montadas no mesmo dia. Mais um desafio cumprido com agilidade e competência pelas equipes da Telmec. 

NÚMEROS DA OBRA:

* Consultoria para o texto: Engenheiro Nathan Caluete.