telmec-engenharia-logomarca
telmec-engenharia-logomarca

Blog

Obra do Assaí na Tijuca teve montagem de quase 2 mil peças pré-moldadas

Durante a construção, canteiro de obras parecia um "Lego" gigante em meio ao tradicional bairro carioca

Um espaço de terreno bem justo. Uma logística complicada pela limitação nas ruas do entorno para a entrada e saída de caminhões, bem no meio da Tijuca – um dos bairros mais tradicionais da capital do Rio de Janeiro. Nesse cenário, a solução da Telmec foi realizar um projeto com quase 2 mil peças pré-moldadas e 35 mil peças metálicas, em uma montagem praticamente coreografada para ser executada com perfeição.

“Como um apaixonado por Lego, não posso deixar escapar a comparação: em nossa obra na Tijuca, olhar de cima é como olhar para uma mesa cheia de peças para montar. No caso, no mundo real, uma montagem gigante com precisamente 1.852 peças. Um desafio e tanto, mas muito recompensador!”, comenta o Dr. Renato Pupo, diretor geral da Telmec.

Entre as 1.852 peças pré-moldadas, estão pilares, vigas, lajes e painéis de fechamento. As vigas protendidas da cobertura, por exemplo, chegaram a 31 metros de comprimento e a 30 toneladas cada uma. Para posicioná-las, foi necessário planejar uma operação especial que incluiu o içamento por dois guindastes a uma altura de 17 metros do chão.

Confira mais detalhes no raio-x da obra:

Assaí Atacadista da Tijuca-RJ

A loja atacadista Assaí Tijuca tem dois pavimentos com quase 20 mil metros quadrados de área construída, além de um amplo estacionamento térreo com mais de 13 mil metros quadrados e 435 vagas para veículos.

Com 6.500 metros quadrados de área, o salão de vendas foi projetado para o segundo pavimento da loja, assim como a câmara fria, depósito e docas. Com isso, foi necessário executar o aterro de parte da área das rampas dos acessos e pátio de manobras para o nivelamento desses acessos, além de um muro de contenção no entorno do aterro. 

As fundações englobam a execução de 995 estacas de fundação do tipo hélice contínua e 235 blocos de coroamento, além das estacas de contenção do aterro também previstas.

Isolamento térmico especial para a câmara fria


Um diferencial interessante do Assaí Tijuca é que o recebimento de mercadorias é realizado no pavimento superior. Como a câmara fria também foi construída no andar de cima, a Telmec adotou um sistema específico de isolamento térmico com a utilização de lajes nervuradas, instalação de resistências sob as lajes e proteção mecânica argamassada sob a camada de piso acabado para evitar que essa área também fosse aterrada.


Raio-x da obra: números do Assaí Tijuca


Se quiser ler mais sobre os detalhes técnicos de outras obras da Telmec, acompanhe a seção de obras concluídas em nosso site. 


* Consultoria para o texto: Engenheiro Nathan Caluete.