Blog

Obras complexas: gerenciamento correto reduz desafios na construção civil

A atenção ao gerenciamento de obra evita surpresas negativas durante a execução de grandes obras

O que faz de uma obra um projeto complexo? Engana-se quem pensa que só as altas metragens aumentam os obstáculos, tanto no canteiro de obras quanto durante o gerenciamento. Continue lendo para saber quais são os principais desafios do gerenciamento de obras complexas e como a Telmec faz para superá-los. 

Obras complexas: o que são? 

É importante entender as características de uma obra complexa. São obras de grande porte ou que demandam conceitos avançados de engenharia civil para garantir a execução e a segurança do projeto. 

Além disso, o número de stakeholders, o prazo e o tipo de ambiente onde a obra está também influenciam na complexidade dos projetos. Se o local da obra estiver em operação, – como em casos de expansão de shoppings, reformas em supermercados ou ampliação de aeroportos – o grau de dificuldade na execução também aumenta. 

Quais são os principais desafios de gerenciamento em obras complexas e como solucioná-los? 

 

Com mais de três décadas de atuação, a Telmec mapeou os maiores desafios de gerenciamento na execução de obras complexas — a principal área de atuação da empresa. 

 

Coordenação de equipes: além dos engenheiros e do canteiro de obra, é necessário atuar de forma integrada com arquitetos, fornecedores, empreiteiros, colaboradores e gestores não apenas da executora da obra, mas, também, do cliente a receber o projeto. 

A solução: priorizar os processos internos, ampliar a comunicação entre as equipes e investir em soluções tecnológicas que mantenham a integração entre colaboradores internos, externos, fornecedores e gerenciadoras.

 

Gestão de prazos: a construção civil tem se adaptado para trabalhar com prazos mais curtos. No entanto, fatores externos podem afetar o calendário da obra (clima, mudanças no projeto, atrasos na entrega de matéria-prima e de estruturas). 

A solução: criar processos internos que antecipem condições meteorológicas, investir em materiais de rápida execução e montagem (como os pré-moldados e estruturas metálicas) e acompanhar de maneira constante a evolução da obra para garantir o prazo e encontrar soluções rápidas para possíveis interferências. 

 

Adaptação em ambientes em operação: muitas das obras complexas exigem que o canteiro divida espaço com clientes e colaboradores. Aeroportos, shoppings, hospitais e supermercados costumam se manter em operação enquanto uma expansão ou reforma ocorre nos bastidores. Nesses casos, a atenção à segurança e ao calendário se tornam ainda mais relevantes.

A solução: investir em soluções para melhorar o planejamento logístico da obra, estudar horários e dias alternativos para fases críticas do projeto, reforçar o treinamento de segurança com o canteiro de obras e colaboradores do cliente. É importante exigir que o cliente mantenha uma comunicação clara com o público, para evitar acidentes durante a obra. 

Na prática

A Telmec é especialista na execução e entrega de sucesso de obras complexas. Um dos grandes projetos é a obra no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), o segundo maior da América Latina. Com alto fluxo de pessoas, o maior desafio foi “concluir a obra com o aeroporto em plena operação”, destaca o gerente de contrato, Michel Ribeiro. 

Em pleno funcionamento, o Aeroporto Internacional de Guarulhos recebe uma obra de grande complexidade. O projeto é executado pela Telmec.

LEIA TAMBÉM: Telmec no Aeroporto de Guarulhos: um desafio logístico para a engenharia

Para garantir a execução da obra, no prazo e com segurança, a Telmec mantém comunicação direta com a administração do GRU. O acompanhamento atencioso às etapas do projeto permite que as empresas comuniquem com até 60 dias de antecedência as intervenções às companhias aéreas. Esse fôlego só é possível pela experiência plena que a Telmec oferece para obras de grande porte.