Blog

Raio-x de obra: Projeto Figueira em Piracicaba, uma fábrica da Klabin

Entrega de 94 mil m² consolida a Telmec como construtora de projetos industriais

Ter como cliente a maior produtora e exportadora de papel do país foi um grande desafio para a Telmec. A complexidade das bases e das instalações necessárias para atender as demandas dos equipamentos da mais nova fábrica da Klabin, em Piracicaba – SP, foi uma novidade para o nosso time de campo, considerando que desvios milimétricos em qualquer um dos 14 diferentes níveis das bases poderiam acarretar no entrave da montagem e funcionamento dos maquinários. Além disso, o piso industrial teve tratamento especial para atender o suporte a cargas pontuais de até 10 toneladas.

A estrutura da planta industrial do Projeto Figueira foi composta por soluções mistas, uma vez que o terreno possuía diferentes condições de solo em toda a área que recebeu os quase 94 mil metros quadrados de área construída. Empregamos fundações em sapatas e estacas escavadas para que os 469 pilares pré-moldados e 215 metálicos fossem montados.

Em volume de concreto, foram utilizados mais de 30 mil metros cúbicos, o que para se ter uma ideia representaria quase 5 mil viagens de betoneiras.

O poder arquitetônico da cobertura que simula as formas do papelão ondulado, dividida em aplicações do tipo Shed e outras com mais de 25 metros de altura, impeliu que soluções valiosas de engenharia fossem projetadas para possibilitar a execução da estrutura sem emendas de pilares, vencendo vãos de 60 metros e que suportassem as mais de 2500 toneladas de cobertura metálica, com duas camadas de telhas – TP40 e zipada – separadas por lã de rocha.

Mais de 539 toneladas de aço foram empregadas na fabricação e instalação do pipe rack que interliga toda a cadeia produtiva da fábrica, elevando para 3 mil toneladas o volume de aço utilizado nas estruturas metálicas como um todo.

Destacamos o sistema de incêndio e as vedações em isopainéis, que foram preparados para atender os níveis de exigências da FM Global, com objetivo de trazer maior segurança para as operações durante o funcionamento da fábrica.

Raio-x da obra:

Duração da obra: 347 dias (11 meses)

Área construída: 93.754 m²

Área do terreno: 1.17 milhão de m²

Volume de concreto: 30 mil m3

Estruturas metálicas: 3 mil toneladas de aço

Local: Piracicaba/ SP

Sobre o Projeto Figueira (divulgação Klabin S/A)

A Unidade Figueira, que tem capacidade produtiva de 240 mil toneladas anuais, é fruto do aporte de R$ 1,6 bilhão e permitirá que a Klabin alcance a marca de 1,2 milhão de toneladas de capacidade de conversão de papelão ondulado por ano.

A Unidade Figueira contará com duas onduladeiras e nove impressoras de altíssima qualidade. No startup, começam a operar uma onduladeira e quatro impressoras. Os demais equipamentos irão partir ao longo de 2024, acompanhando a conclusão do cronograma de construção e finalização da estrutura fabril. A Unidade produzirá 70 mil toneladas ainda este ano e deve alcançar o volume total projetado para a fábrica em 2026. O aumento da capacidade de conversão de embalagens fortalece a visão de longo prazo da Klabin, que atua com um modelo de negócio integrado, diversificado e flexível.

Consultoria técnica para o texto: Engenheira Isadora Reis e Engenheiro Luiz Mandello, diretor de Engenharia da Telmec