O Programa Trainee – Base TELMEC 2023 tem como objetivo o desenvolvimento técnico e comportamental dos jovens profissionais da área de engenharia. Por isso, hoje a Telmec investe no treinamento dos profissionais recém-formados para que, futuramente, estes possam assumir cargos de liderança.
Com duração de 18 meses, o programa é dividido em três níveis (N1, N2 e N3). Estamos chegando ao final do primeiro ciclo e, em agosto, iniciaremos a segunda parte do Programa. Semanalmente, a Telmec faz acompanhamento com os 18 Trainees e nesses encontros os seguintes temas foram abordados:
● Março – Comunicação
● Abril – Gestão das Emoções
● Maio – Tomada de Decisão
● Junho – Liderança
Avaliações no Programa Trainee
Há avaliações mensais que são feitas tanto pelos coordenadores de cada Trainee, quanto nos encontros de mentoria. Mas, sem dúvidas, o mais importante desse processo é que o Trainee faz, mensalmente, a sua própria autoavaliação e conversa sobre seu desempenho para poder saber o que precisa de mais atenção.
Eu fiquei empolgada e feliz com minha nota, mesmo sabendo que não é fácil mantê-la, mas me senti motivada a sempre dar o meu melhor para obter o melhor resultado.
Sarah – Trainee N1 – Suprimentos – Obra de Nova Iguaçu
Recebi com satisfação, reconhecendo que no início do programa eu não tinha domínio no sistema e na área de suprimentos. Fico mais satisfeito ainda em ver o meu desenvolvimento na área.
Misrael – Trainee N1 – Suprimentos – Obra Boulevard
O autoconhecimento é a base da liderança. Hoje as relações no trabalho exigem habilidades que só serão desenvolvidas se o profissional estiver consciente das suas necessidades e empreender esforço, dedicação e compromisso, para se desenvolver.
Sempre é importante termos um momento de reflexão sobre nossas atitudes. Retornando ao tema do mês que foi Tomada de Decisões, considero as reuniões proveitosas a respeito de nos conhecermos melhor através do conceito. Então sim, colaboraram para uma mudança de postura no meu dia-a-dia, buscando sempre pensar de forma rápida, ampla e melhorar minha percepção para as tomadas de decisões rotineiras.
Jordan – Trainee N1 – Engenharia – Obra Neoenergia
As reuniões sempre me ajudam a enxergar pontos que muitas vezes estavam imperceptíveis. Dessa forma consigo expandir meu conhecimento, e assim, melhorar os pontos negativos.
Kalyna – Trainee N2 – Planejamento – Escritório
A comunicação é outra grande habilidade a ser dominada, uma vez que além de se ter uma linguagem que seja capaz de expressar o que se deseja (é preciso ter repertório linguístico), é imprescindível que a forma como se fala (ou se escreve) seja clara, objetiva e polida.
Quando nos comunicamos, não temos nenhum controle sobre a interpretação do outro, tornando-se fundamental buscar conhecer nossos interlocutores e sermos bons observadores de gestos, expressões e palavras não ditas. A comunicação baseada em fatos minimiza muitos conflitos.
Reunião sobre juízo de fato e de valor. Escolho essa, pois agora eu consigo pensar melhor sobre o juízo das coisas, isto é, analisar frases ditas por mim e por outras pessoas.
Gabriel Cavalcante – Trainee N1 – Planejamento – Obra Neoenergia
Juízo de Fato e Juízo de Valor ajudaram a melhorar meus discursos e explicações aos gestores e gerentes.
Zandro – Trainee N1 – Suprimentos – Escritório
Tendo uma comunicação mais direta, pois nem sempre podemos passar um serviço ou atividade de forma técnica para a equipe de campo. Esse aspecto foi um item que eu pontuei no início e ele já melhorou 100%.
Coordenador Bruno Oliveira – Obra de Nova Iguaçu
Comece pelo Porquê
No mês de fevereiro, os Trainees receberam a tarefa de ler o livro “Comece pelo Porquê” de Simon Sinek. O objetivo da leitura e da atividade proposta foi potencializar a habilidade de análise e síntese, além de ampliar os conhecimentos sobre comportamento pessoal e empresarial.
Para tal, escolheram um capítulo do livro e fizeram uma análise sobre a relação entre o capítulo escolhido e as suas atividades profissionais na TELMEC. As produções foram excelentes!
Todos os capítulos fazem muito sentido para nossa vida profissional, mas eu escolhi o Capítulo 5 especificamente, pois as palavras contidas em seu título são, no meu entendimento, muito poderosas. O “PORQUÊ” sempre esteve e está diariamente presente em minha vida. Ter tido a oportunidade de esclarecer que devemos ter a Clareza do Porquê, a Disciplina do Como, e a Consistência do O quê, me deixou extático. Em minhas atividades profissionais dentro da Telmec, sempre exponho o porquê das minhas decisões, o porquê das minhas sugestões, o porquê das minhas ideias. Concordo plenamente com Simon, quando ele retrata que as pessoas só compram nossos “o quê” quando entendem os nossos “porquês”.
Victor Furlan, Trainee N1, Planejamento – Obra Barueri/SP
E, para finalizar, os conteúdos sobre gestão das emoções tem uma importância ímpar porque tudo gira em torno das nossas emoções. “Emoção passa, atitude fica” – com essa mensagem trabalhamos muitas situações que estão no dia a dia das nossas obras e no nosso trabalho como um todo. O envolvimento e compromisso de cada um dos Trainees na realização destes temas foi extremamente significativo!
(…) Com o programa trainee estamos nos construindo como profissionais tendo a oportunidade de conhecer pessoas e os setores da empresa, passar por todos os setores durante os ciclos do programa. E, não menos importante, as reuniões de mentoria que sempre me colocam para refletir sobre minhas atitudes e postura no dia-a-dia.
Jordan – Trainee N1 – Engenharia – Obra Neoenergia
Por que a Telmec decidiu investir no Programa Trainee?
Investimos em pessoas por acreditar que são capazes de gerir sua carreira, de construir conhecimento, de inovar, de serem autônomas (moralmente e intelectualmente) e de serem felizes. Nosso desejo é que nossos talentos cresçam NA e COM a Telmec, para que possamos fazer o melhor para quem faz o melhor a si mesmo!
Consultoria para o texto: Prof. Mara Ewbank
Contato: [email protected]