Blog

Engenheiro 4.0: a importância das digital skills no mundo tecnológico

Ter habilidades na esfera digital fortalece competências, otimiza processos e aumenta eficiência no setor

O mundo está cada vez mais tecnológico e digital. Com esse cenário, desenvolver suas habilidades se torna uma exigência em todas as áreas profissionais, inclusive dentro da Engenharia e da Construção Civil.


O que são digital skills?

As digital skills referem-se às habilidades relacionadas à tecnologia em geral, que envolvem desde o uso básico do computador até a programação, análise de dados, modelagem e simulação de projetos, entre outros.

Hoje, para não ficar para trás e aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis na área, o profissional precisa adquirir ou fortalecer competências decisivas que incluem, por exemplo:


Projeto e modelagem

Alguns softwares como CAD (Computer-Aided Design) e BIM (Building Information Modeling), facilitam que o profissional projete e modele de forma mais precisa e eficiente, além de ter a experiência da visualização em 3D e fazer mudanças em tempo real.

CONFIRA: Tecnologia na construção civil: como ela favorece o mercado?

Análise e simulação

Usando softwares específicos na plataforma digital, pode-se também realizar cálculos complexos e analisar dados de forma mais rápida dentro de etapas da engenharia estrutural, geotécnica e hidráulica, por exemplo.

Gestão de projetos

As digital skills são essenciais para a administração de projetos na hora de planejar, controlar e monitorar o progresso, assim como gerenciar os recursos e prazos. Um software bem conhecido na área é o SIENGE, usado para coletar, controlar e armazenar dados sobre custos, medições, manutenções e auditoria em todas as etapas da obra.


Comunicação e colaboração

As habilidades no meio digital também somam na comunicação e colaboração entre os membros de uma equipe, permitindo – em tempo real – o compartilhamento de arquivos e informações de forma mais ágil e eficaz. Transferir planilhas e apresentações para o ambiente em nuvem (como o Google Drive ou o OneDrive, da Microsoft) é uma forma de trazer mais segurança às informações, por meio de históricos de versões e proteção de documentos por senhas, e estimular o trabalho em equipe remotamente.
Cotidianamente, a engenharia – como várias outras áreas – utiliza ferramentas como aplicativos de mensagens e documentos eletrônicos que precisam ser gerenciados com responsabilidade, comprometimento e cordialidade. 

Automação e robótica

O profissional pode programar e controlar sistemas automatizados e robôs, que atuam desde a construção até a inspeção de pontes e estruturas, por exemplo.

Atualmente existem diversas ferramentas digitais e softwares específicos que ajudam o profissional a otimizar processos, reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos projetos. 

Acompanhar as tendências do mercado e desenvolver as digital skills é papel do engenheiro 4.0, seja por vantagem competitiva no mercado ou para oferecer soluções mais eficientes e econômicas para seus clientes.