Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles.

Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Sem cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir.

Blog

Dark store: conheça a modalidade que melhora a logística de quem vende on-line

Os espaços têm se tornado cada vez mais comuns e ajudam a reduzir o tempo de entrega

A pandemia fez as vendas por e-commerce decolarem: só em 2020, cresceram quase 70%, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). E com o crescimento das demandas, surgiu uma nova necessidade: aprimorar a logística nas empresas – das menores às maiores. A exemplo da Europa, o Brasil também passou a aderir as dark stores. Continue lendo para entender o conceito. 

O que são as dark stores? 

As dark stores, em inglês “lojas escuras”, são espaços logísticos muito comuns na Europa e nos EUA e que agora passaram a fazer parte da rotina das empresas brasileiras. 

As dark stores são espaços menores, que ficam nos centros urbanos e tornam a entrega ainda mais ágil. Elas servem para armazenamento, separação e envio dos produtos. Há casos em que o cliente pode, inclusive, buscar a mercadoria diretamente no espaço. 

As dark stores não são exclusividade das grandes empresas e podem ser a alternativa viável para varejistas que não podem manter uma loja tradicional 

Quais as vantagens das Dark stores?

Antes, os grandes centros logísticos dominavam. Então, uma empresa do Sul, por exemplo, tinha o centro logístico em São Paulo e toda a produção ia para lá para ser distribuída para o país. Isso gerava alto custo de manutenção dos espaços, de logística e também, demora na entrega. 

Segundo o portal E-commerce Brasil, referência em pesquisa nesta área, varejistas que optaram pelas dark stores conseguiram reduzir o tempo de entrega de 60 para até 10 minutos. 

Como ficam na última fase do processo de compra, quando o cliente já fez a compra e efetuou o pagamento, as dark stores não precisam de muitos colaboradores especializados em venda – o que reduz também o custo das contratações. 

Outro ponto positivo é que mesmo que o varejista não possa arcar com os custos de uma loja tradicional, é possível manter uma dark store em funcionamento e investir na presença digital para expandir. É possível inclusive transformar uma loja tradicional em dark store e deixar um pequeno espaço para atendimento presencial ao público. 

Estrutura das  Dark Stores

As dark stores podem ter estrutura semelhante aos centros de distribuição, com estruturas metálicas e espaços para estoque personalizado para a região em que estão instaladas.

Elas também podem ser ajustadas em layout como o de uma loja tradicional, como um mini-mercado, e facilitar o acesso dos colaboradores para a separação e embalagem dos produtos. 

O que determina a estrutura da dark store é o tipo de produto a ser entregue ao cliente: se é perecível, se é pra uso imediato, se depende de um cuidado especial de armazenagem. 

WhatsApp us