A pandemia fez as vendas por e-commerce decolarem: só em 2020, cresceram quase 70%, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). E com o crescimento das demandas, surgiu uma nova necessidade: aprimorar a logística nas empresas – das menores às maiores. A exemplo da Europa, o Brasil também passou a aderir as dark stores. Continue lendo para entender o conceito.
O que são as dark stores?
As dark stores, em inglês “lojas escuras”, são espaços logísticos muito comuns na Europa e nos EUA e que agora passaram a fazer parte da rotina das empresas brasileiras.
As dark stores são espaços menores, que ficam nos centros urbanos e tornam a entrega ainda mais ágil. Elas servem para armazenamento, separação e envio dos produtos. Há casos em que o cliente pode, inclusive, buscar a mercadoria diretamente no espaço.
Quais as vantagens das Dark stores?
Antes, os grandes centros logísticos dominavam. Então, uma empresa do Sul, por exemplo, tinha o centro logístico em São Paulo e toda a produção ia para lá para ser distribuída para o país. Isso gerava alto custo de manutenção dos espaços, de logística e também, demora na entrega.
Segundo o portal E-commerce Brasil, referência em pesquisa nesta área, varejistas que optaram pelas dark stores conseguiram reduzir o tempo de entrega de 60 para até 10 minutos.
Como ficam na última fase do processo de compra, quando o cliente já fez a compra e efetuou o pagamento, as dark stores não precisam de muitos colaboradores especializados em venda – o que reduz também o custo das contratações.
Outro ponto positivo é que mesmo que o varejista não possa arcar com os custos de uma loja tradicional, é possível manter uma dark store em funcionamento e investir na presença digital para expandir. É possível inclusive transformar uma loja tradicional em dark store e deixar um pequeno espaço para atendimento presencial ao público.
Estrutura das Dark Stores
As dark stores podem ter estrutura semelhante aos centros de distribuição, com estruturas metálicas e espaços para estoque personalizado para a região em que estão instaladas.
Elas também podem ser ajustadas em layout como o de uma loja tradicional, como um mini-mercado, e facilitar o acesso dos colaboradores para a separação e embalagem dos produtos.
O que determina a estrutura da dark store é o tipo de produto a ser entregue ao cliente: se é perecível, se é pra uso imediato, se depende de um cuidado especial de armazenagem.