Blog

Dark store: conheça a modalidade que melhora a logística de quem vende on-line

Os espaços têm se tornado cada vez mais comuns e ajudam a reduzir o tempo de entrega

A pandemia fez as vendas por e-commerce decolarem: só em 2020, cresceram quase 70%, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). E com o crescimento das demandas, surgiu uma nova necessidade: aprimorar a logística nas empresas – das menores às maiores. A exemplo da Europa, o Brasil também passou a aderir as dark stores. Continue lendo para entender o conceito. 

O que são as dark stores? 

As dark stores, em inglês “lojas escuras”, são espaços logísticos muito comuns na Europa e nos EUA e que agora passaram a fazer parte da rotina das empresas brasileiras. 

As dark stores são espaços menores, que ficam nos centros urbanos e tornam a entrega ainda mais ágil. Elas servem para armazenamento, separação e envio dos produtos. Há casos em que o cliente pode, inclusive, buscar a mercadoria diretamente no espaço. 

As dark stores não são exclusividade das grandes empresas e podem ser a alternativa viável para varejistas que não podem manter uma loja tradicional 

Quais as vantagens das Dark stores?

Antes, os grandes centros logísticos dominavam. Então, uma empresa do Sul, por exemplo, tinha o centro logístico em São Paulo e toda a produção ia para lá para ser distribuída para o país. Isso gerava alto custo de manutenção dos espaços, de logística e também, demora na entrega. 

Segundo o portal E-commerce Brasil, referência em pesquisa nesta área, varejistas que optaram pelas dark stores conseguiram reduzir o tempo de entrega de 60 para até 10 minutos. 

Como ficam na última fase do processo de compra, quando o cliente já fez a compra e efetuou o pagamento, as dark stores não precisam de muitos colaboradores especializados em venda – o que reduz também o custo das contratações. 

Outro ponto positivo é que mesmo que o varejista não possa arcar com os custos de uma loja tradicional, é possível manter uma dark store em funcionamento e investir na presença digital para expandir. É possível inclusive transformar uma loja tradicional em dark store e deixar um pequeno espaço para atendimento presencial ao público. 

Estrutura das  Dark Stores

As dark stores podem ter estrutura semelhante aos centros de distribuição, com estruturas metálicas e espaços para estoque personalizado para a região em que estão instaladas.

Elas também podem ser ajustadas em layout como o de uma loja tradicional, como um mini-mercado, e facilitar o acesso dos colaboradores para a separação e embalagem dos produtos. 

O que determina a estrutura da dark store é o tipo de produto a ser entregue ao cliente: se é perecível, se é pra uso imediato, se depende de um cuidado especial de armazenagem.