Para empresas grandes e para empresas pequenas, os centros de distribuição são excelentes opções para melhorar a logística das entregas e fazer com que as empresas faturem muito mais. Continue lendo para saber o que é um centro de distribuição e como implementá-lo em sua empresa.
O que é um centro de distribuição?
O centro de distribuição é um espaço para armazenar e organizar as mercadorias que vêm da fábrica e serão enviados às lojas ou aos clientes. O objetivo é tornar os processos de armazenagem e despacho mais integrados, eficientes e organizados.
Importante atentar-se à organização
Qualquer problema dentro do centro de distribuição pode afetar diretamente a relação com o cliente, pois traz prejuízos no tempo de entrega ou no estado do produto. Por isso, é importante garantir que tudo esteja alinhado dentro e fora do centro de distribuição.
Vantagens do centro de distribuição
Não depende de intermediários
Um legado da pandemia para o e-commerce e para as empresas foi a possibilidade de comprar on-line e buscar diretamente na loja, sem depender de um intermediário (como as transportadoras ou os Correios). De acordo com a Salesforce, essa modalidade de entrega é a preferência de 67% dos consumidores on-line.
LEIA TAMBÉM: Dark store: conheça a modalidade que melhora a logística de quem vende on-line
Maior controle dos processos
A centralização do estoque e o controle da distribuição fazem com que a empresa tenha mais controle sobre as mercadorias.
Menor risco de prejuízos
O controle sobre as mercadorias previne a perda e o extravio dos materiais. Com os centros de distribuição, a empresa sempre sabe onde está o produto, as condições e o tempo que ele levará para chegar até o cliente.
Melhor gestão do estoque
Com os centros de distribuição, a empresa consegue ter uma visão macro do estoque, perceber sazonalidade, diminuir o desperdício e a falta de materiais. Com ele, é possível centralizar o que chega da fábrica e o que sai para as lojas ou os clientes.
Maior vantagem competitiva
Um centro de distribuição próximo aos clientes reduz o tempo de entrega e facilita a escolha pela empresa no momento decisor da compra. Além disso, o centro de distribuição pode ficar junto ao ponto de venda, no caso de empresas menores, o que pode ajudar a aumentar o gasto por cliente.
Redução de custos
Com todas as vantagens integradas, as empresas optantes pelos centros de distribuição têm redução de custo por evitarem desperdícios, diminuir gastos com combustível ao estarem mais perto dos clientes, mitigar as perdas com extravio de mercadorias.. São vantagens importantes que fazem toda a diferença no faturamento das empresas.
Como implantar um centro de distribuição
A Telmec é especialista na construção de centros de distribuição para grandes e médias empresas. Fazemos toda a estrutura personalizada para o cliente ou reformamos o espaço para que todas as demandas de espaço sejam atendidas. Entre em contato conosco para avaliar as possibilidades para o seu projeto.