Blog

A inteligência artificial vai impactar a construção civil?

Processamento de dados, análises de segurança e otimização de processos. A inteligência artificial está aí e já está impactando a construção civil.

Nosso mundo tem avançado a um futuro cada vez mais digital e a inteligência artificial (IA), tem se estabelecido como uma das principais inovações tecnológicas atuais. Seu impacto afeta diversos setores e a construção civil não é exceção.

Como a inteligência artificial (IA) pode ajudar

Com a principal característica de processamento de grandes quantidades de dados, a IA promete otimização e eficiência para revolucionar a forma como projetamos, construímos e mantemos estruturas e edifícios. Na prática, a IA pode identificar padrões, reduzir erros e retrabalhos, além de detectar problemas de segurança por gestão de risco. 

Otimização de processos

Na hora de coletar e processar a enorme quantidade de informações que cada projeto gera, muitos softwares são úteis e já estão sendo utilizados por empresas do setor. A IA pode ser uma aliada para criar modelos 3D projetados e levar em consideração fatores como condições climáticas, escolha de material e gerenciamento de recursos.

Na gestão dos projetos, a IA pode fornecer insights sobre o progresso, cronograma e orçamento. Dados podem ser analisados pelos algoritmos para identificar possíveis atrasos ou desvios. 

Um exemplo prático disso é um software com reconhecimento físico que pode identificar defeitos em materiais de construção, otimizando o progresso da obra ao eliminar materiais que possam comprometer o projeto.  

Confira: Tecnologia na construção civil: como ela favorece o mercado

Segurança

Também com a análise de dados históricos e em tempo real, a IA permite uma intervenção proativa para evitar acidentes. Inspeções de segurança podem ser realizadas por câmeras e sensores equipados com IA para executar monitoramento em tempo real e detectar violações e riscos, como trabalhadores sem EPI ou áreas de trabalho perigosas. 

Outro exemplo prático é a possibilidade de manutenção preditiva de equipamentos, já que a IA também pode ser utilizada para identificar sinais de falhas iminentes nos equipamentos e máquinas de construção.

Evolução e Desafios

Ao mesmo tempo em que reconhecemos os benefícios e as possibilidades que a IA pode proporcionar, também vale examinar os desafios que acompanham essa nova era de tecnologia.  

É fato que a tecnologia está transformando a nossa realidade, desde os escritórios até os canteiros de obras, mas é impossível negar a verdade: mesmo sendo ferramentas incríveis e de grande ajuda, elas não são responsáveis por tomarem decisões sozinhas. 

A tecnologia por si só, está longe de ter todas as respostas e soluções para os problemas da engenharia e da construção civil, mas ela pode sim ser uma aliada para potencializar o nosso trabalho se soubermos como aplicar isso à nossa realidade. Vale lembrar que à medida que a IA se torna mais integrada na construção civil, questões éticas, como privacidade de dados, segurança cibernética e impacto social, precisam ser cuidadosamente consideradas e regulamentadas. 

O futuro desta tecnologia ainda é incerto, mas enquanto isso, já dá para começar a agir de forma assertiva sempre buscando atualizações, pois é inegável que ela já está revolucionando a nossa maneira de trabalhar na construção civil.