A entrevista começa, as perguntas são feitas, você mostra o seu currículo e… nada acontece! Muitas vezes, isso pode não ter a ver com o seu currículo e nem com a sua capacidade profissional, mas sim, com o seu desempenho na entrevista de emprego. Nosso vice-presidente, Rafael Pupo, dividiu algumas dicas para você se destacar em uma entrevista de emprego na construção civil.
Construção civil é um dos setores que mais gera empregos no país
Em maio deste ano, o Brasil gerou mais de 277 mil empregos com carteira assinada, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O setor de serviços, o de indústria e o de construção civil são os que, respectivamente, mais contribuíram para esses dados.
Em 2021, o setor gerou, de forma total, 244 mil empregos – o maior número dos últimos dez anos. E felizmente, a construção civil se mantém em ascensão. Aqui na Telmec, estamos com algumas vagas abertas, clique aqui para conferir e fazer parte do nosso time.
LEIA TAMBÉM: Renato Pupo fala sobre as três décadas da Telmec
Como se destacar em uma entrevista de emprego na construção civil
Para tanta oferta de vaga, há também muita procura! Com tantos currículos e qualificações à mão, é um desafio encontrar a pessoa certa para ocupar uma vaga de emprego na construção civil.
Para ajudar você nessa missão, convidamos nosso vice-presidente, Rafael Pupo, para contar o que a Telmec considera para se sair bem na entrevista de emprego e garantir uma vaga na construção civil. Continue lendo para ver as dicas que ele separou.
- Apresente-se de forma segura e honesta
Independentemente do cargo que almeja, mostre segurança para ocupá-lo. Saiba contar suas qualidades: de ser multifunção, de se adaptar e de se transformar, por exemplo.
Tenha confiança em sua fala e principalmente: coloque a honestidade em primeiro lugar.
- Divida “o como” e não “o que”
As entrevistas normalmente começam buscando informações sobre o currículo. Mas a finalidade não é entender em quais empresas ou em quais cargos você trabalhou e, sim, como você trabalhou.
Conte como você se relacionava com as pessoas do seu time, as adaptações que precisou passar durante o período em que esteve na empresa, o que trouxe de melhorias ou inovações…
- Saiba traçar objetivos para si
Ter segurança em si e no próprio futuro é bastante importante. Tenha em mente os objetivos que quer para si e para a própria carreira. E quais os caminhos deve trilhar para alcançá-los.
Um profissional sem objetivos e motivações pode não ser tão interessante para a empresa quando se vislumbra o seu futuro dentro dela.
- Mostre facilidade de adaptação
Em nossas posições de trabalho, muitas vezes precisamos mudar de área, de objetivos, de tecnologias, de equipe. A pandemia foi uma grande prova disso, que mudou todas as formas de trabalhar e de se relacionar.
Mostre ao entrevistador que você consegue se adaptar e, ainda assim, entregar um bom trabalho. Esse conhecimento (categorizado como uma soft skill) é importante, inclusive, para crescer na carreira; não o subestime.
- Valorize o seu lado humano
Um currículo recheado de experiências profissionais e acadêmicas pode impressionar no primeiro momento. Mas o que realmente destaca um profissional na entrevista de emprego na construção civil é o lado humano.
As qualidades pessoais têm que complementar as qualidades técnicas. O entrevistador precisa acreditar que o candidato está preparado para ocupar aquela vaga. E o que ajuda nisso?
O candidato mostrar que investe em si, na vida pessoal, na carreira, na família. Se ele faz uma boa gestão da própria vida, certamente fará uma boa gestão ou realizará um bom trabalho em nossa empresa.
E, por fim, uma dica extra: procure se informar antes sobre a empresa em que pretende trabalhar. Conheça seus valores, sua missão, que tipo de obras realiza e no que a diretoria acredita. Essa etapa é muito importante para que, depois de contratado, você seja feliz trabalhando naquela empresa. Além, é claro, de se diferenciar de outros candidatos!